Constelação Sistêmica: Constelação Sistêmica é um método psicoterápico, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Ela estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos. Este aprofundamento possibilita compreender como esses fatores influenciam em nossa tomada de decisão, de forma a reverter os aspectos negativos que desequilibram nossa vida.
Deste modo, as heranças emocionais que herdamos de nossa família, como perdas, brigas, doenças, separações traumáticas, tragédias, entre outras, podem ser âncoras negativas em nosso processo de evolução, não só pessoal, como profissional também.
Como é feita a Constelação Sistêmica?
A técnica em si, funciona de tal forma que uma pessoa (o cliente), busca o terapeuta (constelador) para solucionar um problema. Para que seja realizada uma constelação em grupo existem os seguintes elementos: terapeuta, cliente, plateia, representante. O cliente é convidado para colocar seu tema (problema/questão).
Benefícios da Constelação Sistêmica
O processo que os mais diversos tipos de constelações sistêmicas desenvolvem são tão poderosos, que a sua aplicação já está sendo realizada em ambientes e situações variadas, como em mediações de conflitos no Poder Judiciário, em escolas e também no Sistema Único de Saúde – SUS, adotada como uma de suas práticas integrativas.
A partir disso, e de tudo o que lemos até aqui, conseguimos perceber que trata-se de um processo de que oferece muitos benefícios a quem dele se utiliza. Confira, a seguir, quais são estes benefícios.
Os tipos de constelações
1 – Constelação Sistêmica Empresarial
2 – Constelação Sistêmica Profissional
3 – Constelação Sistêmica Pessoal
4 – A natureza do nosso campo de energia
5 – Pertencimento
As Barras de Access Consciousness™ é uma terapia corporal que permite que você e o seu corpo comecem a desprender-se dos pensamentos, idéias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que você tenha registrado sobre qualquer situação ou experiência. Se você se libertar dos seus pontos de vista relacionados as suas aparentes limitações e com o que você pensa que não é possível na sua vida, uma nova realidade se abre diante de você e a sua vida fica muito mais verdadeira, plena e fácil.
As sessões duram de uma a duas horas dependendo do Terapeuta e da liberação energética. Você entra num estado profundo de relaxamento, os toques são feitos em pontos estratégicos da cabeça que estão ligados ao emocional, ao comportamento e à consciência. Por isso, Access Conciousness em sua tradução literal significa “acesso à consciência”.
Como essa técnica é feita?
A técnica é simples e pode ser feita por qualquer pessoa habilitada através de um curso, que pode aplicar e receber o método, independentemente da idade. Normalmente, a sessão se dá por quatro partes:
benefícios da técnica?
De acordo com os praticantes da técnica, há diversos benefícios que podem ser relacionados a barra de acess.
O método é capaz de eliminar bloqueios, energias negativas, comportamentos negativos e assim, abre um leque de possibilidades positivas para serem desenvolvidas.
Os benefícios, além desses citados são:
Auxilia no controle de ataques de pânico e déficit de atenção
Reiki significa energia vital universal, que é transferida do terapeuta - ou mestre reikiano - para o paciente pelas mãos, a fim de equilibrar corpo, mente e emoções. A técnica foi desenvolvida no Japão, mas não está ligada a rituais religiosos e não possui efeitos colaterais; qualquer pessoa pode realizá-la para complementar tratamentos de saúde ou sentir bem-estar e relaxamento. A prática pode ainda reduzir sintomas de estresse, depressão e ansiedade, dores, insônia e muito mais - mas não deve substituir tratamentos médicos.
Como funciona?
Durante a prática do Reiki, o paciente fica deitado em uma maca com os olhos fechados meditando sobre cinco princípios: não sentir raiva, não se preocupar, ter gratidão, trabalhar com dedicação e ser gentil. Enquanto isso, o mestre reikiano faz alguns movimentos com as mãos sobre o corpo do paciente para canalizar as energias dele, funcionando como um canal das "energias vitais universais".
Benefícios do Reiki
É possível sentir os benefícios do Reiki logo a partir das primeiras sessões. Mas, além do bem-estar instantâneo, a terapia também pode amenizar os sintomas de doenças físicas e mentais.
Alívio de dores crônicas: algumas culturas acreditam que os chakras estão associados a glândulas e órgãos do corpo, e que quando eles estão desequilibrados há incômodos locais. Neste sentido, sentir muitas dores de cabeça pode, por exemplo, indicar desalinhamento do chakra frontal ou coronário - aqueles localizados na cabeça. Por trabalhar com o equilíbrio das energias nessas áreas durante o Reiki, é possível que haja um alívio de dores crônicas. O relaxamento proporcionado pela prática também pode ajudar a diminuir dores musculares causadas por tensões.
Mais saúde mental: as técnicas de respiração e meditação, além da sensação de bem-estar, ajudam a diminuir os sintomas do estresse e ansiedade. O Reiki também é muito utilizado em tratamentos contra a depressão, pois proporciona um equilíbrio de energias, que amenizam os sintomas. No entanto, é necessário continuar o acompanhamento com psiquiatra e psicólogos.
Menos insônia: a prática do Reiki estimula a produção de serotonina e endorfina, hormônios que promovem o bem-estar e o relaxamento - o que ajuda também a manter boas noites de sono.
Qualidade de vida: bem-estar, paz, esperança, autoconfiança e alegria são algumas emoções sentidas após a aplicação do Reiki. Tudo isso faz com que o paciente se sinta mais seguro e com energia para realizar as atividades do dia a dia.
Atua simultaneamente nos aspectos orgânicos e energéticos do corpo humano. O corpo, emoções e pensamentos são vistos como partes de um todo que, quando em equilíbrio, reproduzem saúde e bem-estar.
Seja qual for à situação (transtorno mental, problemas dentro de casa, luto, doença física), esta terapia trabalha para aliviar tensões e elevados níveis de estresse originados por ela. As intervenções corporais e a bioenergética são os pontos-chave do tratamento terapêutico.
A terapia corporal utiliza exercícios e táticas para eliminar tensões e dores musculares crônicas. A fala também é usada para que o paciente seja capaz de digerir suas crenças, pensamentos e emoções negativas.
O que nós sentimos é experienciado por todos os cinco sentidos – audição, tato, paladar, olfato e visão – mesmo que não tenhamos a capacidade de perceber esse fenômeno.
As respostas instintivas para situações de perigo são um bom exemplo. Quando nos sentimos ameaçados, nosso cérebro envia comandos a todas as partes do nosso corpo para fugirmos. A circulação sanguínea se altera bem como os batimentos cardíacos. É provável que sentimentos de terror e preocupação se instalem.
O corpo todo vivencia essa experiência, podendo “guardar” algumas dessas sensações negativas. Quando isso acontece, perdermos a habilidade de lidar com determinadas situações ou sentimentos. Esse acúmulo de energia negativa pode resultar em dores crônicas e doenças variadas.Geralmente, o nosso corpo guarda sentimentos referentes a experiências que não tínhamos a capacidade de compreender enquanto aconteciam. Por isso, muitas dos resultados das investigações da terapia corporal reichiana apontam para as vivências da infância.