Psicologia

Gestalt: A Gestalt-terapia é um modelo de tratamento humanístico  que foi desenvolvido nos anos 1940 como uma forma alternativa de psicoterapia.
Este tipo de abordagem feita pelos psicólogos é centrado na ideia de que tudo que nos rodeia e faz parte do ambiente em que vivemos está ligado ao modo como enxergamos o mundo, como nos posicionamos frente aos desafios e como vemos a nós mesmos.
Seu enfoque clínico está no conceito de aqui e agora, levando-se em consideração aquilo que é apresentado como fenômeno no momento atual – sem negar o histórico do paciente. Esse conceito ajuda o indivíduo a ficar mais consciente de suas reações e ao que está acontecendo naquele exato momento.

Cognitivo Comportamental: A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.
Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas,  indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressãoansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.

Transpessoal : A Psicologia Transpessoal se trata de uma terapia concentrada em trabalhar os aspectos espirituais do ser humano. Antes de mais nada ela é realizada de maneira humanista e se vale de variados métodos para ganhar espaço e aprofundamento na questão espiritual do paciente. Ainda que tenha essa premissa, a mesma se baseia em teorias psicológicas para trabalhar.
Uma das maiores peças trabalhadas aqui é o autoconhecimento, de modo que o visitante compreenda a si mesmo com facilidade. Nesse caminho, elepode compreender mais rapidamente do que é capaz e trabalhar de forma otimista para alcançar seus objetivos na vida.

Psicodrama:  é uma técnica psicoterápica que busca proporcionar uma ação dramática no paciente. Assim,  a partir da dramatização, o indivíduo entra em contato consigo mesmo e com sua inter-relação.


Avaliação Neuropsicológica

O que é?

É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos. 

​Como é feito?

Por meio de entrevista e testes neuropsicológicos padronizados, o psicólogo poderá investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção. 

​Qual o objetivo? 

Para investigar o perfil cognitivo na presença de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamentais, com impacto na vida diária do paciente. 

Quando é indicado? 

A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de:

1.        Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico etc.). 

2.        Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica. 

3.        Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica. 

4.        Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa afim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela. 

5.        Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo. 

6.        Responder questões acerca das possibilidades do paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicada etc.

O que é avaliado?

O profissional avalia os seguintes pontos:

•          Atenção, memória e aprendizagem. 

•          Planejamento e organização (funções executivas). 

•          Habilidades perceptivas e motoras. 

•          Habilidades visuo-espaciais. 

•          Habilidades acadêmicas. 

•          Resolução de problemas. 

•          Capacidade de raciocínio e julgamento. 

•          Linguagem. 

•          Humor e comportamento.

Eqpsi | Todos os direitos Reservados
crossmenuchevron-down